20100517

Mente Universal


“... se todas as coisas são o um, por que o um se torna múltiplo? Se há somente um eu profundo, por que os homens imaginam que há muitos eus?
(...) o homem imagina que cada ser possui um eu separado,(...). A imaginação é o aspecto criativo da mente; e ilusão de separatividade é uma criação da mente que não tem existência separada. Donde a prevalência universal dessa ilusão resulta de um estado de ignorância da “Mente Universal” – a soma de todas as mentes (algo semelhante ao inconsciente coletivo de Jung). Essa mente é concebida como uma unidade que se expressa de forma diferente na mente de cada indivíduo e, através dos indivíduos, cria este mundo de coisas aparentemente separadas e autoexistentes. O mundo é visto como separado porque a pessoa projeta nele o seu próprio estado de confusão e ignorância; assim, em cada um de nós há essa mente que observa as circunstancias criadas por ela mesma e, de acordo com a natureza particular da expressão dessa mente nos indivíduos, são criados o ambiente que os envolvem”
“ O inicio do Universo é agora, pois todas as coisas estão sendo criadas neste momento; e o fim do Universo é agora, pois todas as coisas estão desaparecendo neste momento.”
(Alan Watts)

O Agora é nosso caminho sagrado. ............ CCP

seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário